Antes de escrever meu primeiro livro, eu tive duas tentativas de escrita que não deram certo. Eram romances. Na época, eu tinha uma prévia ideia do que eu queria escrever, alguns personagens definidos. Sabia como começaria e terminaria minha história. Porém, nunca consegui chegar nem na metade do que eu queria contar. Inclusive, uma das histórias tomou um rumo completamente diferente. O suspense policial acabou ganhando corpo de um romance contemporâneo. Eu deixava tudo muito solto, achando que bastava sentar e escrever. Porém, nas duas vezes eu empaquei na história, mesmo sabendo o desfecho que queria dar. Eu congelava. Colocava culpa na falta de inspiração. A frustração se tornava tamanha, que eu desistia de continuar criando minha história.

Foi só quando eu passei a estudar os processos de escrita de um livro que entendi o que eu estava fazendo de errado. O autor não pode simplesmente ter uma breve ideia e sair escrevendo. Antes de abrir um documento do Word para escrever suas primeiras linhas, precisa planejar o conteúdo do livro do início ao fim. Tem que desenvolver os personagens, o ambiente e contexto delimitados. Precisa antecipar o conteúdo de cada capítulo. O conteúdo literário é uma das últimas partes do processo de escrever um livro. E eu achava que era a primeira. Por isso, nunca deu certo e nunca terminei nenhum deles.

Estudar sobre como escrever um livro mudou até a minha forma de ler um livro. Hoje em dia, quando pego um livro para ler – seja de ficção ou não ficção – absorvo muito mais do que o conteúdo da obra. Eu apreendo sobre a estrutura do livro, observo as opções do autor. Minha relação com o livro se tornou outra. E, hoje, posso compartilhar a minha experiência, observações e conhecimento com vocês.

Neste post, apresento parte do meu sonho e cumpro o meu propósito de vida que é ajudar as pessoas a escreverem suas histórias. Compartilho abaixo o checklist que criei com os passos a passos para escrever, publicar e divulgar o seu primeiro livro. Os passos sugeridos são de acordo com o que estudei e coloquei em prática na produção do meu primeiro livro “Princípio Editorial: como escrever, autopublicar e divulgar o seu livro” que será lançado no primeiro semestre de 2018.

O checklist aborda os passos para criar o conteúdo, desenvolvimento e cuidados especiais com a sua obra, planejamento de marketing e autopublicação da obra. Se você estiver começando a sua jornada como autor e tiver interesse de aprender os passos a passos, clique no botão abaixo e receba gratuitamente o CheckList: Os 4 princípios editoriais para escrever um livro.

Desejo que o conteúdo te guie na sua jornada como escritor.

Tenha um feliz ano novo e que 2018 seja um ano de muita conquista e de muitas histórias!

Um grande abraço,
Fernanda Drumond


BAIXE GRATUITAMENTE O CHECKLIST: OS 4 PRINCÍPIOS EDITORIAIS PARA ESCREVER UM LIVRO.


O que precisei aprender para escrever meu livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *