A falta de tempo foi uma das minhas maiores preocupações quando decidi ser autora. Tenho uma rotina pesada de segunda à sexta. Trabalho longe de casa. Fico em média 5h por dia no transporte público. Saio de casa antes das 6h e retorno apenas às 21h. Os meus finais de semana sempre lotados. Eu queria escrever, mas não sabia como arranjaria tempo. Eu tinha um sonho e optei por achar dentro da minha rotina puxada uma maneira de escrever mesmo que sem tempo.

Assim, eu resolvi detalhar minha rotina semanal. Fiz um cronograma de todas as atividades diárias. Depois verifiquei o que poderia mudar na minha semana para escrever. Modifiquei como eu usava o meu tempo de almoço no trabalho. Assim, me dava 15 minutos para comer e o restante 45 minutos eu ficava pesquisando e anotando alguns insights para o meu livro. Na volta para casa, no ônibus, continuava com as minhas pesquisas. Optei por tirar uma hora do meu sono para poder produzir durante a semana. Nos finais de semana, eu abri mão da minha vida social para poder escrever.

Deu certo? Somente nas duas primeiras semanas. Fui ficando mais cansada do que o de costume. Não descansar no ônibus e ter uma hora a menos de sono estava me deixando exausta. O fato de eu ter pouco tempo para produzir de noite também não ajudava. Na hora que a escrita começava a fluir, meu alarme tocava dizendo que estava na hora de dormir. Eu perdia ritmo, perdia raciocínio e produzia pouco. Constatei que somente meus finais de semana, mesmo cansada, eu produzia melhor. Assim, resolvi fazer uma agenda de produção para ser realizadas no sábado e no domingo.

Deu certo? Siiiiiiiim. Quando firmei o compromisso que minha produção seria nos finais de semana tirei a pressão. Fui mais honesta comigo. Passei a sentir mais prazer na hora de produzir. Não tinha o peso da semana me causando mais cansaço. Acordo às 8h. Tomo um bom café da manhã e vou para meu canto de produção. Paro apenas para almoçar. No meu cronograma tenho que produzir até às 18h. De noite, tiro tempo para o lazer e para a família. Porém é muito comum eu me perder na hora em dias que não tenho compromisso de noite. Teve dias que só parei de produzir quando era meia noite, quando era um novo dia.

Optar por abrir mão do final de semana para escrever, nem sempre é fácil. Eu tenho perdido muitas praias, eventos com os amigos e família. Só tenho comparecido no que realmente é importante estar presente. Muita gente não entende. Alguns ficam chateados quando eu digo que não posso sair porque tenho que escrever. Sou grata aos que conseguem entender a grandeza do meu sonho e será para eles que eu dedicarei o meu livro.

Se você sonha em escrever ou fazer qualquer coisa que não pode ser realizada por falta de tempo, minhas dicas são:

– Seja honesto consigo mesmo;

– Estude sua rotina. Descubra em quais momentos você tem tempo livre.

– Estabeleça uma nova rotina de vida para que o seu sonho possa ser realizado.

– Se o seu cronograma de atividades não funcionar por qualquer razão, conforme aconteceu comigo, não desista. Crie uma nova rotina. Você precisa experimentar para saber o que dá certo para você.

– Será que um dia você não pode almoçar fora ou comer comida do dia seguinte, só para não perder tempo na cozinha? Será que não pode pedir para o pai/avós/ padrinhos tirarem os seus filhos de casa para que você tenha um tempinho de produção? Será que posso lavar a louça mais tarde ou pedir para meus filhos lavarem? Pessoas têm casa, filhos, cachorro e papagaio para cuidar. Encontrar tempo para escrever com tantas coisas envolvidas é quase uma loucura. Por isso, compartilhe seu sonho com as pessoas próximas. Faça com que eles acreditem no seu sonho e apostem com você. Busque apoio neste momento tão importante.

– Terão dias que você não conseguirá cumprir sua agenda. Não se esqueça do seu sonho e cumpra agenda do dia seguinte. Como diz a Dolly do filme infantil Procurando Nemo: Continue a nadar! Continue a nadar!

– Não se sinta mal por estar abrindo mão de certas coisas para estar realizando o seu sonho. E muito menos se alguém próximo não entender o que está fazendo. Quando tiver tudo pronto, tudo fará sentido.

– Mesmo que só produza nos finais de semanas, assim como eu, pense no seu livro todos os dias. Não perca conexão com ele.

Para finalizar, gostaria de dizer que muitas vezes a gente não realiza algo por achar que é difícil ou até mesmo impossível. Acredite no que deseja realizar e tome ação. Você colherá os frutos mais na frente. Afinal, como disse Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”.

Caso esteja escrevendo seu primeiro livro e queira mais dicas dos processos para escrever e autopublicar um livro, baixe gratuitamente o CheckList: Os 4 princípios editorias para escrever um livro

Continue escrevendo e lendo. Sempre!

Um grande abraço,
Fernanda Drumond

 

Como realizar o sonho de escrever mesmo sem tempo?

2 ideias sobre “Como realizar o sonho de escrever mesmo sem tempo?

  • 31 de março de 2019 em 11:18
    Permalink

    Could you inform me what theme are you using on your site?

    It looks good.

    Resposta
    • 18 de junho de 2019 em 22:42
      Permalink

      Sorry just read your question now. The theme is called spacius.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *